voltar ao site
Top Menu
ebook descarte legal inventario de residuos
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Para fazer o download gratuito deste e-book exclusivo que criamos sobre como preencher o Inventário de Resíduos Sólidos Industriais, clique aqui.

O Inventário de Resíduos Sólidos Industrias é um conjunto de informações de um determinado empreendimento que desenvolve atividade industrial, contendo dados consolidados sobre geração, características, armazenamento, transporte, tratamento e destinação dos resíduos. Ele também é uma obrigação legal das empresas, conforme apontado na Deliberação Normativa COPAM no 90/2005, e caso haja descumprimento desse dever o empreendimento torna-se passivo a multas que variam entre R$2.500,00 e R$500.000,00, em função do porte do empreendimento.

Normalmente o inventário é entregue a cada dois anos pelos empreendimentos ou atividades enquadradas pela DN 74/04 nas Classes 3 e 4 e anualmente para os que se enquadram nas Classes 5 e 6 até o dia 31 de março. Porém, os empreendimentos das classes de 3 a 6, descritas no E-book, deverão entregar o inventário de resíduos sólidos nesse ano.

Por que o Inventário de Resíduos Sólidos é importante?

Segundo o Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM), o resíduo sólido industrial é todo o resíduo que resulte de atividades industriais e que se encontre nos estados sólido, semi-sólido, gasoso (quando for contido) e alguns determinados líquidos, onde o lançamento dos mesmos na rede pública de esgoto ou em corpos d’água seja inviável ou, para que isso aconteça, seja preciso recorrer a soluções técnicas ou economicamente inviáveis, utilizando a melhor tecnologia disponível.

Já o Inventário de Resíduos Sólidos Industriais, de acordo com o COPAM, é um dos instrumentos de política de gestão desses resíduos. Por esse motivo, é importante que as empresas o façam, de modo que ele possa suprir as necessidades existentes relativas à gestão dos resíduos sólidos, como:

  • O desenvolvimento de um Programa Estadual e um Plano para Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais, que resulta em uma ferramenta estratégica no processo de gestão da geração, manejo e movimentação de resíduos no Estado;
  • Informações precisas sobre a quantidade, os tipos e os destinos dos resíduos sólidos gerados no parque industrial do Estado;
  • Identificar características prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente que esses resíduos podem apresentar;
  • Manter a continuidade do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Industriai, para que haja elaboração de diretrizes estaduais visando o controle dos resíduos industriais;
  • O incentivo ao desenvolvimento de tecnologias industriais mais limpas e minimizar a geração de resíduos;

Dessa forma, manter um inventário é significativo, primeiramente, para normalizar e legalizar o processo da indústria, fazendo com que tudo seja registrado para que não haja nenhum tipo de desvio durante o processo e aconteça o descarte irregular de materiais.

Também é um instrumento para que a empresa possa controlar as entradas e saídas de material em um processo, pois assim ela conseguirá saber se está aproveitando bem sua matéria prima, se está desperdiçando muito material e se pode reaproveitar ou reciclar algum tipo de material que não o produto final.

Quer entender mais sobre quem deve e como preencher o inventário de Resíduos Sólidos Industriais?

Nós da Descarte Legal preparamos um e-book para te ajudar em todas as etapas para o preenchimento do seu inventário. Confira e baixe o seu e-book gratuitamente aqui.

 

About The Author

Marketing na Descarte Legal e estudante de Publicidade e Propaganda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Close