voltar ao site
Top Menu
gerenciamento de residuos
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O gerenciamento de resíduos sólidos está atrelado ao cotidiano de várias empresas, desde uma oficina mecânica até uma mineradora. Em muitas empresas o gerenciamento de resíduos torna-se um grande problema, devido complexidade dos requisitos legais e a falta de conhecimento técnico das ações vinculadas ao correto gerenciamento, podendo implicar em penalidades ambientais, multas.

Conforme definido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, o gerenciamento de resíduos sólidos é o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

                          Entenda mais sobre resíduos sólidos 

As empresas, pessoas jurídicas, que em suas atividades internas produzem resíduos denominados como perigosos (óleo lubrificante usadas, materiais perfurocortantes, estopas contaminadas com produto químico e outros) classe I, devem atender as exigências legais de cada etapa do processo de gerenciamento de resíduos sólidos.

Uma elevada parcela destas empresas são representadas por oficinas mecânicas, clínicas médicas e indústrias de pequena e médio porte, ou seja, empresas nas quais não possuem uma gerência de meio ambiente estruturada, gerando um acúmulo de função para o proprietário ou gerente da empresa.

Para complicar ainda mais a situação dos gestores das empresas, as atualizações legais apesar de serem públicas não estão envolvidas na rotina das empresas, colocando-as passíveis a autuações e até embargo das atividades devido o não cumprimento das novas obrigações.

Diante desta situação embaraçosa, repleta de leis e obrigações, questionamos: como a inovação e a tecnologia poderiam beneficiar as empresas com o gerenciamento de resíduos sólidos?

A Descarte Legal como produto de inovação no gerenciamento de resíduos sólidos

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)  exige a elaboração dos Planos Estaduais de Resíduos Sólidos (PERS) e também os Planos Municipais ou Intermunicipais de Resíduos Sólidos (PMRS ou PIMRS). Os estados e municípios só continuam recebendo recursos financeiros do Governo Federal se elaborarem esses planos.

Os planos devem abranger diagnósticos de suas atuais situações no gerenciamento de resíduos e mostrar os caminhos que pretendem seguir. Estando a par de todos os aspectos legais que regem o setor de resíduos sólidos, o gestor deve conhecer os tipos de tecnologias disponíveis.

Acompanhando o cenário tecnológico nos deparamos com o surgimento de diversos aplicativos, bem como softwares de gerenciamento de resíduos, que é o da empresa Descarte Legal.

gerenciamento de resíduos

Uma plataforma online de gerenciamento de resíduos automatizada e integrada a uma rede de empresas transportadoras e receptoras de resíduos ambientalmente regularizadas, permitindo o usuário solicitar e receber propostas de empresas para coletar e destinar os resíduos, elaborar e controlar documentos, emitir relatórios e gráficos dinâmicos e ainda garante o descarte correto, reduz  o custo operacional e os riscos de penalidades ambientais

Com o software de gestão de resíduos é possível monitorar os resíduos sólidos desde sua geração até a destinação final, fazer o controle de geração de resíduo, armazenamento e transporte, além de acessar relatórios e gráficos dinâmicos.

Assista o vídeo e entenda muito mais sobre a Descarte Legal:

A sua empresa tem resíduos para descartar? Acesse o nosso site e cadastre-se.

 

About The Author

Marketing na Descarte Legal e estudante de Publicidade e Propaganda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Close